Em certos processos industriais (como no tratamento de águas residuais, na produção de produtos químicos ou em reservatórios agrícolas), a presença de oxigénio pode acelerar reações químicas indesejadas, como a oxidação de metais, nutrientes ou compostos químicos. Reduzir a entrada de oxigénio ajuda a preservar a qualidade da água e evitar degradação de produtos.
Menos oxigénio dissolvido na camada superior da água pode ajudar a inibir a proliferação de algas que dependem de luz solar e oxigénio para se desenvolver. Isso é particularmente útil em climas quentes, como no Sul e Interior de Portugal e Espanha, onde o risco de crescimento de algas é elevado.
Em algumas aplicações, o oxigénio pode reagir com compostos voláteis presentes na água ou em soluções armazenadas, levando à sua perda ou alteração. Ao reduzir o contacto com o ar, as Bird Balls ajudam a manter esses compostos estáveis.
A troca constante de gases entre a atmosfera e a água pode causar alterações no pH e na composição química da água. Reduzindo a absorção de oxigénio, a superfície fica mais estável e previsível.
Se houver peixes no reservatório, então sim, é necessário manter um nível adequado de oxigénio dissolvido na água para garantir a sua sobrevivência.
Neste caso, as Bird Balls não são recomendadas ou devem ser usadas com precauções adicionais, como:
(i) Sistemas de aeração forçada (bombas ou fontes para oxigenar a água);
(ii) Cobertura parcial em vez de total, permitindo troca gasosa suficiente;
Nestes casos, não é necessário oxigénio para a vida aquática, e pelo contrário, reduzir a oxigenação ajuda a evitar: (i) Oxidação de nutrientes ou químicos; (ii)Crescimento de algas; (iii)Perda de compostos importantes;